Pense Simples #11: Inteligência Artificial e Experiência do Cliente

Na Pense Simples, minha newsletter quinzenal no LinkedIn, eu compartilho com você os melhores conteúdos sobre Inovação, Empreendedorismo e Transformação Digital produzidos por mim e pela equipe da Samba Digital durante as últimas semanas!

#1: Definições e aplicações da IA

A tecnologia está proporcionando mudanças cada vez mais constantes e disruptivas na sociedade, facilitando constantemente a vida das pessoas e, consequentemente, aumentando o nível de exigência ao consumir um produto ou serviço.

Dentro deste contexto, a experiência do cliente torna-se peça fundamental para as empresas se manterem competitivas no mercado, apoiada por tecnologias como a inteligência artificial, que consiste em algoritmos que “imitam” a inteligência humana e possibilitam, por exemplo, maior personalização na comunicação e ganho em agilidade nas respostas a dúvidas e solicitações dos consumidores. O processo se inicia com respostas padronizadas e é aprimorado através da interação com os clientes, em um processo chamado Machine Learning (ou aprendizagem de máquina).

Por toda sua relevância, as empresas estão investindo cada vez mais em IA. Segundo previsão do Gartner, maior referência em tendências de tecnologia e negócios, o faturamento global do setor de software de Inteligência Artificial em 2022 deverá ser de US$ 62,5 bilhões, representando um aumento de 21,3% em relação ao projetado para este ano. No mercado brasileiro, o impulsionamento nos investimentos dependem de uma infraestrutura tecnológica mais robusta, proporcionada, principalmente, pelo 5G e edge computing (ou computação de borda).

Além das limitações listadas acima, também há a dificuldade de montar uma equipe com as habilidades necessárias para implementar a Transformação Digital. Por isso, a Samba Digital atua para te ajudar neste processo, com soluções de alocação de squads, entregas de produtos customizados e consultoria em TD. Para saber mais, acesse nosso site e entre em contato conosco.

#2: Inteligência Artificial no mercado

51% das empresas da América Latina que usam IA tiveram lucro com a tecnologia

Este foi um dos insights gerados pelo estudo The Cultural Benefits of Artificial Intelligence in the Enterprise, desenvolvido pelo Boston Consulting Group (BCG) e o MIT Sloan Management Review (MIT SMR). A pesquisa também revelou que 52% das organizações estão utilizando a tecnologia para desenvolver novas maneiras de gerar valor.

Inteligência Artificial: Havaianas apresenta a nova embaixadora virtual da marca

A Iana, como é chamada, já estava presente no site da marca e agora ganha uma versão em 3D, tornando-a ainda mais real. Segundo a matéria, a marca já teve um ótimo resultado com sua assistente humanizada, atendendo a mais de 400 mil pessoas em um mês.

Fifa testará tecnologia de impedimento automático na Copa Árabe, na próxima semana

Durante o torneio, os estádios contarão com um sistema de Inteligência Artificial que enviará imediatamente uma mensagem ao árbitro de vídeo, comunicando quando um jogador estiver impedido. Caso o teste seja bem sucedido, a tecnologia poderá ser utilizada na Copa do Mundo de 2022, no Catar.

#3: Avanços na banda larga – 5G e 6G

5G: teles querem oferecer ‘degustação’ da tecnologia antes do Natal no Brasil

O lançamento é bem antecipado em relação à previsão da Anatel, determinado para até o final de julho do ano que vem. A estratégia faz parte de uma corrida das empresas de telecomunicações para sair na frente das rivais na disponibilização do 5G aos seus clientes.

Chegada do 5G amplia as possibilidades para soluções de smart cities

A possibilidade de uma comunicação mais rápida, aliada a uma latência mais baixa na comunicação, permitem o surgimento de cidades inteligentes, tecnologia que será testada já em 2022, com a finalidade de mostrar às pessoas e empresas como o 5G pode impactar suas vidas e negócios.

Índia quer lançar tecnologia 6G em três anos

Mesmo sem ter o 5G implementado no país, o Ministro de Comunicações do país anunciou o plano ambicioso de lançar o 6G no final de 2023 ou no ano seguinte. O prazo é bem diferente das previsões do setor, de 8 a 10 anos. A Samsung, por exemplo, já iniciou testes da nova tecnologia, que se mostraram promissores e possuem previsão de comercialização para 2028.

#4: Inovação na indústria de cosméticos

Já sentiu um “cheiro digital”? Tecnologia é a nova aposta da indústria de cosméticos

A startup brasileira Noar foi a primeira no mundo a conseguir levar os aromas para o mundo virtual, o que ainda evita o gasto de papel para sentir o cheiro dos perfumes. A tecnologia dispara um “cheiro seco”, sem gotículas, acionado através de um dispositivo de celular

Beleza e metaverso: o que a indústria de cosméticos já está fazendo online

A reportagem aborda algumas ações feitas por grandes marcas do setor, como L’Oréal, que vão desde patrocínios a feiras e eventos até parcerias com empresas de games, criando jogos personalizados. A matéria ainda traz um universo de possibilidades de participações futuras do segmento no Metaverso.

#Extra: Dicas úteis para você!

Conheça a Samba Digital

Afinal, por que escolher a Samba?:

A Samba Digital é a unidade de negócios da Sambatech focada em Transformação Digital. Clique aqui e saiba mais sobre o que podemos fazer pela sua empresa.

Escute o Sambatalks

Você já ouviu o nosso episódio do Sambatalks com Ronaldo Pereira, CEO da Ri Happy? Falamos sobre carreira, tecnologia, experiência do cliente e vários outros temas que trouxeram ensinamentos extremamente valiosos. Clique aqui para ouvir todos os insights oferecidos por esse bate-papo incrível!

Cursos gratuitos de tecnologia – Programa Eu Capacito

Na última semana, foi lançado o programa Eu Capacito, que contém diversos cursos gratuitos e com certificado, oferecidos por parceiros e separados em quatro trilhas: empreendedorismo, tech, soft skills e fluência digital. Para saber mais e se inscrever, clique aqui.

Venha trabalhar comigo


A Samba está com mais de 30 vagas abertas, em áreas como UX/UI, Desenvolvimento Backend, Tech Lead e Engenharia de Dados. As oportunidades são para o modelo remoto e aceitamos candidatos de todos os cantos do país e do mundo. Para saber mais, clique neste link e #VemSerSamba!
Participe do meu canal no Telegram
Junte-se a mais de 17 mil usuários e receba notícias e artigos que vão abrir sua cabeça e te ajudar a pensar cada vez mais simples, diariamente!
A cada quinze dias, um novo compilado de conteúdos ricos em informações e insights sobre Transformação Digital será postado por aqui. Se você achou essa edição interessante, não se esqueça de inscrever-se na newsletter para receber uma notificação sempre que as próximas forem postadas!

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.